quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Troca de experiências

A primeira noite da Semana de Jornalismo teve início dia 28 de outubro.O evento foi realizado no Auditório da Faculdade Estácio de Sá e o coordenador Paulo Scarduelli comentou sobre a importância do curso. A mesa foi composta pelos egressos Adriana Krauss, Davi Paes, Cassiano Ferraz, Antonio Zanella e Graziane Ubiali, que dividiram suas experiências profissionais com os alunos e professores presentes, também contamos com a presença do professor e contador de histórias Sérgio Belo, que encantou a todos os presentes contando a história mais longa do mundo.

Adriana Krauss, 31 anos atua na área do Jornalismo desde os 19, aprendeu na prática, pois na época era acadêmica de Letras Português/Inglês na FURB Blumenau e iniciou o curso de Jornalismo na
 Faculdade Estácio de Sá alguns anos depois, hoje é repórter da RBS TV.Para ela um jornalista tem que acima de tudo ler muito e estar sempre em contato com novas experiências, pois a tecnologia está cada vez mais a frente e não podemos parar nunca, Tem como grandes exemplos de grandes jornalistas brasileiros Marcelo Canelas e Sônia Bridi. Acredita que tem espaço para todos.

Cassiano Ferraz foi incentivado por um primo e a começar a faculdade de Jornalismo, na época era técnico de eletrônica e trabalhava no Banco do Brasil. A vontade de sair do país para buscar novas experiências levou Cassiano a trancar a faculdade por um tempo e embarcar para a Espanha realizar um curso de fotografias. Participou do Clube da Luta, recebeu convite da Assessoria de Imprensa da Atlântida para fazer fotos dos bastidores e do palco do Planeta Atlântida, foi “free” do Site Cazuca e atualmente é fotógrafo do mesmo.

Antonio Zanella, formado ano passado apresentou o documentário “Uma luz no fim do tubo” que foi passada a história de Elias Diel, um surfista cego. Com esse documentário Antonio recebeu o Prêmio de melhor roteiro no Festival de Cinema Aventura e Turismo de São Paulo. Por ter trabalhado muito tempo com edição de imagem acredita que terá um pouco de dificuldade em atuar em outras áreas, por isso incentiva seus futuros colegas de profissão a buscarem estágios em diversas áreas. Ele acredita que um jornalista entre tantos idiomas, no mínimo tem falar Inglês fluentemente.

Davi Paes foi colunista do Site Bem na Foto, apresentou um quadro na TV São José onde fazia agenda cultural, foi Promoter em casas noturnas e atualmente é editor – chefe da Revista House Mag.Jornalista experiente, Davi aconselha que os estudantes procurem trabalhar naquilo que realmente sentem prazer, unindo o útil ao agradável, transformando em renda financeira um hobby.

Graziane Ubiali atualmente assessora de imprensa da Undime ( Associação dos dirigentes Municipais da Educação de Santa Catarina ), não sentiu dificuldade de atuar na área da comunicação,pois durante a faculdade realizou estágio na área.Escolheu como tema de Trabalho de Conclusão de Curso o tema “Lei Maria da Penha’, esse lhe trouxe frutos de melhor TCC da turma.Para ela um jornalista tem que estudar, acredita que aproveitou muito a faculdade, pois na verdade não tinha antipatia por nenhuma matéria.Hoje tudo o que ela produz profissionalmente vem da prática exercida na faculdade.

Os egressos responderam perguntas de professores e alunos presentes e opinaram sobre grades que deveriam aumentar ou diminuir no currículo. Entre as opiniões a mais citada entre todos foi o aumento da grade para Língua Portuguesa e acrescentar na idiomas, principalmente o inglês.
As pessoas que colaboraram com perguntas foram presenteadas com um livro da Faculdade Estácio de Sá.

0 comentários: