quinta-feira, 29 de outubro de 2009

o Notícias do Dia de Luís Meneghim

As atividades da 1ª semana Catarinense de Jornalismo da Estácio de Sá começaram com uma bela História nesta quinta-feira, 29/10. Na narrativa do professor Sérgio Bello, a estória do “lenhador e sua esposa fofoqueira” deu passagem a fala do jornalista há mais de 30 anos e diretor de redação do jornal Notícias do Dia, Luis Meneghim. Em sua apresentação, Meneghim falou sobre o crescimento do periódico, pautas, regionalização do jornalismo, números de exemplares e abrangência.

Em um primeiro momento Meneghim lembrou de sua carreira, desde o curso de jornalismo e o rompimento para fazer publicidade. Meneghim recordou também sua entrada no jornal O Estado em 1976, e situou suas experiências através da vivência com gráfica de chumbo, as máquinas de escrever e a impressão em off-set até chegar a parceria com o grupo de comunicação RIC RECORD, onde atualmente responde pelo jornal Notícias do Dia.



De acordo com o diretor de redação, o jornal, que completa três anos no próximo dia seis, aposta em uma mídia popularizada e regional. Hoje, das diversas emissoras da RIC RECORD, distribuídas pelo estado de Santa Catarina, o impresso Notícias do Dia possui uma sede em seis delas, de maneira que cada redação ocupa oito páginas do jornal com notícias especificas daquela cidade. Se nessas cidades acontecer algo relevante, a matéria entra no jornal de distribuição estadual. Meneghim ressalta que as intenções do grupo é de em breve, ampliar essas redações, assim alcançar todas as emissoras da RIC no Estado de Santa Catarina.

Outro ponto discutido, foi a concorrência. Meneghim acredita que o Notícias do Dia deu certo, porque nenhum outro jornal fala diretamente a determinada cidade. O jornalista observou ainda, que há muitas diferença entre duas cidades vizinhas, e por isso, cada uma precisa de um jornal focado na sua cidade. “Nossa idéia é ser local, não genérico”, comenta. Sobre a venda de anúncios em jornais focados, ele afirma que por ser um jornal local, o comerciante pequeno pode anunciar, e vai ser lido pelas pessoas do seu bairro, que vão comprar naquele estabelecimento. E destaca que como parte também dessa regionalização os jornalistas e colunistas que escrevem para o jornal, moram nas cidades.



Outro ponto forte do jornal é a aproximação com os leitores, que acabam se tornando pauteiros. “Não recebemos uma procuração do leitor, mas estamos autorizados a representá-los”, enfatiza Meneghim. Para fortificar essa relação, freqüentemente o jornal promove encontros com, por exemplo, líderes de bairros, para discutir o que eles gostariam que fosse anunciado.

Além das discussões sobre conteúdo e abrangência e reconhecimento público, Meneghim falou ainda sobre a evolução da logo, e mencionou as quatro experiências que que o jornall sofreu ao longo de suas adaptações. De acordo com ele, o a equipe Notícias do Dia está sempre dispostas às mudanças que buscam melhorar a marca e tornar reconhecida. O mais novo projeto do jornal, que é a criaçã de um site do jornal que digitalize os conteúdos. Entre os outros assuntos debatidos por Meneghim durante a palestra, ele falou de sensacionalismos e quesões éticas jornalisticas.


Texto: Ana Brambila e Fabiane Berlese
Fotos: Fabiane Berlese

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