segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Adriana Krauss participa da semana


Adriana Krauss, atual jornalista da RBS TV, é presença confirmada no dia 28 às 19h na 1º Semana Catarinense de Jornalismo da Estácio e vai compartilhar  suas experiências profissionais. Com seus 31 anos, está no jornalismo desde os 19 anos. Tem formação em letras Português/Inglês FURB Blumenau e jornalismo UNIVALI/Estácio de Sá.

Segundo Adriana é muito importante cursar faculdades e obter o diploma para a realização do jornalismo. "Considero obrigatório fazer faculdadeS (isso mesmo, no plural), não necessariamente de jornalismo, mas se uma das escolhidas for jornalismo, facilita. Na minha opinião, uma pessoa graduada em economia, por exemplo, pode exercer as funções de jornalista dessa área, melhor do que alguém que tenha estudado apenas jornalismo. "

Os avanços tecnológicos estão aumentando cada vez mais, e com isso, tudo ao seu redor sofre alterações, as mídias socias como blogs e twitter, também aumentam e dão de certa foma agilidade aos jornalistas que precisam estar atentos a todas as mudanças. Na opinião de Adriana "os jornalistas não podem ignorar essas novas maneiras de comunicação, o público quer estar ligado ao conteúdo e ajudar a produzir: "Nós jornalistas e os meios de comunicação 'tradicionais' temos que nos aproximar dos freqüentadores dessas mídias e encontrarmos estratégias para que, através delas, eles venham até nós. "

E fica uma dica de Adriana para todos que estão cursando jornalismo hoje: "Leia, leia muito. Tudo e de tudo. Pelo menos um jornal e uma revista nacionais, os impressos que mais repercutem no seu estado e na sua cidade, claro. E, principalmente, leia muita literatura. Romance, poesia, contos. No mínimo dois livros por mês. É sério! Só assim p vocabulário irá se expandir rapidamente e a escrita fluirá como você precisa para atender as exigências de uma área na qual o tempo é o principal inimigo e causador de estresse diário. Seja autodidata. Corra atrás do que você precisa ou quer. A faculdade mostra o caminho, mas é você quem vai decidir de que forma irá percorrê-lo. Não adianta ficar reclamando que o mercado é difícil e não agir para ser alguém que se diferencie. E não é tão difícil quanto parece. Para começar, pare de pensar que atingir esse ou aquele objetivo é algo impossível, porque não é!"

0 comentários: