quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Graziane Ubiali participa nesta quarta

Para a jornalista Graziane Ubiali, não foi difícil entrar no mercado de trabalho. O que facilitou o reconhecimento para a contratação foi o estágio realizado durante a faculdade. Atualmente é assessora de imprensa da UNDIME (Associação dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina). Graziane produz releases para todo o estado e é a responsável pela criação do jornal da instituição que circula por 293 municípios através das secretarias de educação. A ex-aluna da universidade Estácio de Sá participará no dia 28,  às 19h, da 1º Semana Catarinense de Jornalismo. Para a palestra, a jornalista preparou um resumo das  experiências como estagiária e também como efetiva, mas o principal enfoque será a  trajetória na preparação para o trabalho de conclusão de curso e o motivo de ter rendindo homenagens no dia da formatura, como melhor aluna e melhor TCC.

Apenas 8 meses de estágio mostraram para Graziane que o fundamental para quem está estudando é o aproveitamento dos trabalhos passados, principalmente na conclusão de curso. Ela acredita que o TCC é uma forma de abrir portas para a carreira, o que mostra a continuação do aprendizado. Trabalhando diretamente com a educação, ela não aprovou a derrubada do diploma de jornalismo por dois motivos. “ Se preparamos os jovens para a uma educação de qualidade, como podemos eliminar um curso superior? É contraditório, questiona. E afirma - "O cuidado e a qualidade do texto jornalístico de um formado em comparação ao não formado, principalmente na aplicação da ética, ensinada na universidade, são incomparáveis”.

A jornalista vê muita dificuldade para quem tenta entrar no mercado de trabalho hoje, pois é uma área bem fechada  em que muitos veículos disponibilizam poucas vagas. Para isso melhorar ela defende o estágio como forma do estudante se diferenciar mostrando potencial e devendo se esforçar ao máximo para garantir um lugar. Graziane acha muito interessante a instantaneidade dos novos canais de comunicação como Twiter, Blogs, mas orienta que os cuidados com a utilização das informações verdadeiras e éticas devem ser os mesmos como qualquer outro veículo.

Graziane Ubiali
Formada em Jornalismo no ano de 2008 pela Faculdade Estácio de Sá, atua na Associação dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina. A carreira começou como estagiária nesta instituição, mas logo foi contratada. O trabalho de conclusão de curso rendeu o prêmio de melhor TCC. Na festa de formatura foi homenageada por ser a melhor aluna da turma.

0 comentários: