sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A internet como ferramenta jornalística

Internet e tecnologia da informação serão alguns pontos a serem abordados pelo jornalista Rodrigo Lóssio na mesa redonda da sexta-feira (30), durante a Semana Catarinense de Jornalismo da Estácio de Sá. Com o tema Jornais de Bairro, Internet e Assessoria de Imprensa, o debate iniciará às 10h, na sala 3305, no terceiro andar do campus em São José.

Blogs e Twitter são exemplos de mídias sociais, consideradas por Lóssio como uma das ferramentas fundamentais para os jornalistas. “Os veículos de imprensa entenderam a importância das mídias sociais e hoje é possível verificar que eles têm adotado cada vez mais blogs e comunidades. A participação do leitor no conteúdo editorial dos veículos também se ampliou, muito por conta das tecnologias que estão suportando e permitindo esta interação”, afirma.


Diploma em pauta

Formado em 2006 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o jornalista não considera necessária a obrigatoriedade do diploma, mas salienta a importância da profissionalização. “Um profissional com formação ampla em Jornalismo, mas, sobretudo com conhecimentos em Política, Economia, Negócios e Sociedade, o torna diferenciado. Acredito que o próprio mercado é seletivo e pode se auto-regular. Sendo assim, o diploma não precisa ser obrigatório, mas é essencial.”

No jornalismo atual, a ética profissional perde espaço gradativamente, na ótica de Lóssio. “O que vejo é cada vez mais uma falta de ética e moral dos profissionais em busca de oportunidades no mercado. Até por conta do mercado cada vez mais reduzido, muitos profissionais tem atuado ao mesmo tempo em assessorias e redações, em áreas comuns. É um risco para o bom jornalismo, principalmente se o leitor não estiver a par desta dupla função do jornalista”, comenta.

O mercado jornalístico catarinense está cada vez mais restrito, de acordo com Rodrigo. “Ano passado abri uma vaga para jornalista na empresa e em duas semanas recebemos mais de 100 currículos, não só de Santa Catarina, como de todo o país.” Apesar das poucas oportunidades, ele encoraja os novos profissionais: “Vejo que cada vez mais os estudantes precisam ver as empresas e entidades como clientes, com postura empreendedora e se preocupando em realizar o melhor trabalho possível. Pensar em empreender, sim, mas acima de tudo pensar na melhor formação possível”, finaliza.

Rodrigo Lóssio

Jornalista formado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especialista em Propaganda e Marketing pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Atua há cinco anos na prestação de serviços de assessoria e consultoria em comunicação para empresas, entidades e centros de ensino, pesquisa e desenvolvimento do setor de tecnologia catarinense. É sócio-diretor da Dialetto Comunicação Estratégica, diretor de Comunicação da Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações de Santa Catarina (SUCESU-SC), editor executivo do site Tecnologia e Inovação SC e membro da Confraria Empresarial. Mantém há cinco anos o blog Impressão Digital.

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